Proposta preliminar

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POSSIBILIDADES EDUCATIVAS DA PEDAGOGIA DE PROJETOS
PROPOSTA PRELIMINAR


JUSTIFICATIVA
Enquanto educadores acreditamos que as relações entre as universidades e as escolas de educação básica devem ser estabelecidas a partir da criação de culturas colaborativas e do desenvolvimento de ações educativas que considerem a realidade das escolas, as necessidades de formação e atuação de professores/as e a ampliação conjunta do conhecimento sistematizado.
Para atuar de maneira consistente não podemos nos limitar ao domínio de conhecimentos específicos da matéria que lecionamos, de certos conteúdos pedagógicos e ao uso contínuo de determinadas estratégias de ensino. É fundamental refletirmos sobre nossas próprias práticas educativas e compreendermos a complexidade da atividade docente para que possamos ampliar nossa competência profissional e auxiliar os estudantes a construírem saberes essenciais ao exercício crítico da cidadania.
Nesse sentido, para que os cursos de formação continuada de professores/as possam ter êxito, estes deverão ser construídos coletivamente, considerando sua participação na elaboração das propostas, as especificidades das escolas e as necessidades de formação dos estudantes.
Considerando nossas realidades de atuação e as necessidades educativas da sociedade pela contínua qualificação profissional, a educação à distância (EAD) pode contribuir significativamente com a oferta de cursos de formação continuada. Além de possibilitar um significativo nível de formação e aprendizagem, esta modalidade de ensino apresenta vantagens como interatividade, flexibilidade de horário e autonomia por parte dos participantes.
Nessa perspectiva, propomos a realização do curso POSSIBILIDADES EDUCATIVAS DA PEDAGOGIA DE PROJETOS, na modalidade semipresencial, a ser construído coletivamente através de parceria entre a UFSCar - Sorocaba e a ETEC de Piedade.
A Pedagogia de Projetos caracteriza-se como uma estratégia didática e metodológica que tem por objetivo possibilitar aos aprendizes a construção de conhecimentos significativos em perspectiva multi, inter ou transdisciplinar, a partir do estudo de temas relevantes científica, cultural e socialmente, bem como da resolução de problemas.
No âmbito deste curso esperamos que os/as professores/as da ETEC de Piedade possam conhecer, discutir e apropriar-se de referenciais teórico-metodológicos, refletir, planejar e implementar de modo autônomo e crítico projetos educativos em seu contexto de atuação profissional.


OBJETIVOS
Possibilitar aos/às docentes da ETEC de Piedade:
  • a apropriação de conhecimentos teóricos e metodológicos sobre a Pedagogia de Projetos;
  • reflexões sobre suas práticas educativas e a realização de atividades didáticas na perspectiva da Pedagogia de Projetos;
  • subsídios didáticos e metodológicos que lhes possibilitem construir e implementar projetos educativos multi, inter ou transdisciplinares em situações reais de ensino-aprendizagem;
  • conhecimentos que lhes possibilitem oferecer aos estudantes aprendizagens significativas e conseqüentes com as demandas dos diferentes cursos de formação profissional e do contexto em que vivem.


TEMAS DE ESTUDO
  • A História e a Didática da Pedagogia de Projetos
  • Os Pressupostos Teórico-metodológicos da Pedagogia de Projetos
  • Multi, Inter e Transdisciplinaridade na Construção do Conhecimento e nos Processos de Ensino-aprendizagem
  • A Aprendizagem Significativa e os Conteúdos Conceituais, Procedimentais e Atitudinais
  • A Docência como Atividade Complexa
  • A formação do Professor Reflexivo e os Processos de Reflexão sobre as Práticas Educativas
  • A Construção do Trabalho Coletivo na Escola
  • Os Projetos Educativos e seu Desenvolvimento na Escola
  • A Definição de Situações-problema e as Etapas do Projeto Educativo
  • A Construção e a Implementação de um Projeto Educativo na ETEC
  • A Avaliação do Projeto Educativo Desenvolvido na ETEC


ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
  • Utilização do ambiente Moodle para a realização de atividades on-line;
  • Leitura e discussão de textos e/ou de temas específicos em fóruns on-line;
  • Elaboração de atividades didáticas e discussão coletiva das mesmas em fóruns on-line e encontros presenciais;
  • Esclarecimento de dúvidas em fóruns on-line;


CARGA HORÁRIA
  • 60 horas (dois módulos de 30 horas cada um), sendo 44 horas virtuais e 16 horas presenciais (4 encontros a serem realizados na UFSCar - Sorocaba e/ou na ETEC de Piedade).


PÚBLICO ALVO
  • Professores/as em serviço, atuantes na ETEC de Piedade.


VAGAS
  • Abertas a todos/as os/as professores/as da ETEC de Piedade, que estejam interessados/as em construir a proposta do curso e participar efetivamente de seu desenvolvimento.


RECURSOS NECESSÁRIOS
  • Um computador pessoal por participante, com conexão à Internet, para acesso ao curso em local e horário estabelecido pelos/as próprios/as participantes.
  • Sala de aula equipada com projetor multimídia e computador com conexão à Internet para a realização de aulas presenciais na UFSCar - Sorocaba ou na ETEC de Piedade.
  • Textos digitalizados sugeridos pelos/as docentes do curso.
DOCENTES RESPONSÁVEIS
  • Profa. Dra. Teresa Mary Pires de Castro Melo (UFSCar - Sorocaba)
  • Profa. Ms. Carolina Mandarini Dias (UFSCar - Sorocaba)
  • Prof. Dr. Geraldo Tadeu Souza (UFSCar - Sorocaba) – a confirmar
  • Prof. Dr. Paulo Gomes Lima (UFGD e UFSCar - Sorocaba) – a confirmar
  • Prof. Dr. Fabrício do Nascimento (UFSCar - Sorocaba)




CRONOGRAMA DE TRABALHO
ATIVIDADE/PERÍODO
2° sem. 2011
1°sem. 2012
2°sem. 2012
1° sem. 2013
Elaboração de esboço sobre as perspectivas e possibilidades do curso e discussão do mesmo com a Direção da ETEC de Piedade


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Encontro presencial com professores/as da ETEC de Piedade para conhecer suas expectativas e demandas formativas



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Discussão da proposta de curso com os/as professores/as da ETEC de Piedade

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Construção coletiva da proposta de curso, conforme as sugestões dos/as professores/as da ETEC de Piedade





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Início do primeiro módulo do curso


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Encerramento do primeiro módulo do curso


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Avaliação coletiva do primeiro módulo do curso


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Início do segundo módulo do curso



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Encerramento do segundo módulo do curso



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Avaliação coletiva do segundo módulo do curso



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Sorocaba, 10 de abril de 2011.

22 comentários:

  1. Professora Teresa, deixo algumas sugestões: nas atividades a distância, poderiamos variar as ferramentas de interação, utilizando chats, portifólios, blogs, o próprio e-mail, o fórum cujo qual foi citado, e até construção de terminologias ou conceitos através de um wiki. Obviamente que contemplando os assuntos que tangenciem o tema proposto pelos Professores, condutores do curso.
    E como estamos falando de ferramentas pedagógicas do Ensino à Distância, deixo também a sugestão para a apreciação dos Professores, com o tema para estudo: As Tecnologias de Informação e Comunicação aliadas e/ou inseridas na Pedagogia por Projetos.
    É isso!
    Fraterno abraço.
    Prof. Adm. Reginaldo Marcos Martins

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    1. Olá Reginaldo!
      Obrigado pelas ótimas sugestões.
      Suas contribuições e as de todo o pessoal certamente farão com que a proposta deste curso fique mais próxima das necessidades de formação do grupo e da realidade em que atuam.
      Um grande abraço!
      Fabrício.

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    2. Olá, Reginaldo! Gosto muito da sua lembrança, até porque isso de Novas Tecnologias é a minha praia... Eheh. Digitei lá no 'São Google' as palavras 'pedagogia', 'projeto' e 'educomunicação' e achei o link abaixo. Se quiser, podemos ler juntos, pois confesso que ainda não li. Em tempo: as práticas educomunicativas lançam mão dessas tecnologias não como um fim em si, mas como 'meios de comunicação' para fortalecer pessoas e grupos. Incluir esse tema e essa prática no nosso curso vai ser bem legal!!! Vamos pensar nisso, né, Fabrício?

      http://www.slideshare.net/FatimaCosta10/educomunicao-e-pedagogia-de-projetos

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    3. Amada, Idolatrada e Salve-salve Teresa,

      Vamos procurar não apenas pensar a respeito, mas incluir este tema e possíveis práticas no curso.
      Também estou aberto a novas aprendizagens.
      Bjs.

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  2. Olá!
    Sou mais cautelosa, por experiências passadas e atuais, considerando que muitos de nos nossos professores não tem muita familiaridade para modalidade de Curso em EAD e habilidade com as ferramentas de interação e uso de TICs, assim sugiro que a inserção destas seja gradativa.

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    1. Neide, estamos começando por aqui essa aproximação. Quem já está no blog, chame quem ainda não está. Quem já se manifestou aqui, anime quem ainda não se manifestou a fazê-lo! É bom quando o "a distância" pode se misturar com o "olho-no-olho". Abração!

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    2. Olá Pessoa Secreta!
      Obrigado pelas contribuições.
      Conforme a proposta preliminar, contruiremos coletivamente o curso.
      Certamente este é um tema que merece ser debatido por todos nós.
      Até mais!

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    3. Olá!
      ProfªTeresa, pode deixar, vou falar com todos!
      Abraços!

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    4. A gradação temática é um dos eixos da pedagogia de projetos. Nesse sentido, creio que havaerá excelente aproveitamento de todos, abertura e aprendizagem efetiva.

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  3. ***INFORMAÇÕES IMPORTANTES***

    Pessoal,

    A UFSCar abrirá um outro edital para a realização de atividades de extensão universitária somente em agosto, para a vigência das mesmas apenas no próximo ano.
    Para oficializar o curso ainda neste ano tivemos que optar pela modalidade conhecida como ACIEPE (Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão), a qual pressupõe a abertura de algumas vagas no curso para estudantes de graduação da UFSCar, que eventualmente possam interessar-se pelo mesmo.
    Teremos que fazer algumas mudanças no cronograma acima proposto:
    1) o curso deverá ser realizado em apenas um módulo 60h, ao invés de dois módulos de 30h cada um;
    2) deverá ser realizado integralmente no próximo semestre, entre os dias 06/08 e 11/12;
    3) a dedicação mínima, portanto, deverá ser de 4h semanais;
    4) teremos que realizar um encontro presencial por mês.
    Acreditamos que tais mudanças não prejudicarão a construção de nosso curso, nem seu desenvolvimento.
    Apenas teremos que nos dedicar algumas horas a mais durante a semana.
    Estamos à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.
    Abraços!

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    1. Olá, Pessoal!

      Peço-lhes que me desculpem pela falta de contato.
      Os motivos deveram-se à minha participação na greve dos docentes das universidades federais e por ter ficado impossibilitado de usar computadores nas últimas três semanas devido a sequelas de um pequeno acidente de carro ocorrido há um mês.
      Informo-lhes que a Pro-Reitoria de Graduação da UFSCar indicou que o Calendário Acadêmico para 2012 sofrerá alterações devido a greve dos docentes e que o segundo período letivo deste ano terá início somente quando esta for encerrada.
      Desse modo, não poderemos iniciar o curso PEDAGOGIA DE PROJETOS na data prevista (06/08).
      Assim que obtivermos o novo calendário acadêmico, providenciaremos a oficialização da proposta definitiva deste curso e as incrições dos/as interessados/as.
      Como este espaço continua aberto, sintam-se à vontade para opinar e colaborar com a construção da proposta definitiva deste curso.

      Abraços e um ótimo final de semana!

      Fabrício.

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    2. ***NOVA DATA PARA O INÍCIO DO CURSO***

      Olá, Pessoal!

      A Pro-Reitoria de Graduação da UFSCar estabeleceu na última quinta-feira (09/08) o novo calendário acadêmico para 2012.

      Considerando a necessidade de reposição dos dias letivos devido à greve dos docentes, o segundo semestre será iniciado no dia 02 de outubro e se estenderá até o dia 09 de fevereiro de 2013, com recesso natalino entre 23 de dezembro de 2012 e 02 de janeiro de 2013.

      Para garantir os trâmites regimentais da universidade teremos que desenvolver o curso PEDAGOGIA DE PROJETOS no período acima.

      Até o início de setembro, portanto, continua aberto o espaço de discussão para a construção da proposta definitiva deste curso.

      A partir de então, providenciaremos as incrições dos/as interessados/as em participar do mesmo junto a esta ETEC.

      Atenciosamente,

      Prof. Fabrício.

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  4. Prof. Fabrício,

    Acredito que este exercício preliminar que estamos realizando será fundamental para construção e desenvolvimento do curso, e de forma alguma esta mudança no cronograma irá afetar o objetivo do curso e com mais horas de dedicação, com certeza colheremos bons frutos!
    Abraços!

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    1. Oi Neide,

      Fico mais tranquilo com sua palavras e esperançoso em relação ao êxito do curso, mesmo segundo uma perspectiva distinta à que pensávamos inicialmente.
      Abraços e ótima semana!

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    2. Oi! Fabrício,

      A minha geração é um pouco tímida ainda com a tecnologias, creio que quando iniciarmos, o pessoal se animará!
      Abraços!

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    3. Oi Neide!

      Nossa proposta foi aprovada integralmente pelo Conselho de Extensão Universitária da UFSCar.
      Agora só falta construirmos o curso coletivamente.
      Espero que o pessoal deixe de lado a timidez e passe a participar efetivamente desta construção.

      Abraços e ótimo final de semana!

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  5. Pessoal, venho aqui firmar que fiz a leitura da Proposta que por sinal me agradou muito. Estou ansioso para o inicio dos estudos e discussões específicas.

    Até mais...

    Bruno

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  6. Olá Bruno!

    Obrigado por seu posicionamento a respeito desta proposta preliminar.
    Fique à vontade para fazer sugestões e críticas, pois somente a partir delas é que vamos construir juntos o curso.

    Abçs.

    Fabrício.

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  7. Olá,
    a proposta de abordagem de trabalhos com projetos é semelhante a metodologia utilizada pelo prof. Ulisses Araújo (USP) na coordenação do curso de especialização "Ética, Valores e Cidadania" que estou cursando. Acredito nas ferramentas da educação a distância. Conforme os "temas de estudo" acima, me animei, principalmente quando trata-se de ver a realidade e o conhecimento a partir de uma visão inter, multi e transdiciplinar, e não amarrada na visão cartesiana tradicionalmente concebida. Nenhuma disciplina possuem o monopólio da verdade na investigação da realidade. E até o domínio de todas juntas torna-se limitado.

    Os projetos a partir de problemas, se bem claro aos alunos, viva, a coisa anda com louvor. Afirmo a partir de uma pré-concepção subjetiva que tenho dos alunos da ETEC de Piedade.

    Esse curso será maravilhoso. Espero próximos passos...

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    1. Olá Tiago!

      Desculpe-me pela demora em responder-lhe.
      As justificativas encontram-se destacadas acima.
      Obrigado por sua avaliação a respeito desta proposta de curso.
      Assim como você espero que possamos construir um curso que realmente atenda as expectativas e as necessidades formativas e de atuação dos/as docentes desta ETEC.

      Um abraço!

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  8. Oi pessoal,
    a partir da leitura da proposta acredito que esse curso nos proporcionará uma boa base para que possamos trabalhar os projetos de forma mais proveitosa.

    Espero que todos possamos trabalhar bem e, trocar nossas vivências sempre que necessário.

    Att.

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    1. Oi Edithe!

      Desculpe-me pela demora em responder-lhe. As justificativas encontram-se acima.
      Obrigado por suas considerações a respeito desta proposta de curso.
      Também espero que possamos trocar experiências e construirmos um curso que realmente atenda às expectativas de vocês.

      Bom final de semana!

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