segunda-feira, 23 de abril de 2012


Olá, Pessoal!

Gostaríamos de nos desculpar pela aparente demora no retorno que prometemos dar a vocês a respeito do curso sobre a Pedagogia de Projetos.

Por estarmos trabalhando numa instituição ainda em construção, as nossas atividades profissionais na UFSCar - Sorocaba são inúmeras e imensas as nossas dificuldades de atuação. No entanto, continuamos contagiados/as pelo compromisso profissional, pela alegria e disposição em aprender que vimos entre vocês.

Como havíamos dito na ocasião de nosso primeiro encontro presencial na ETEC de Piedade, acreditamos que para um curso de formação continuada de professores/as ter êxito é fundamental que suas expectativas e necessidades formativas sejam conhecidas e que participem efetivamente de sua construção e de seu desenvolvimento.

Por estas razões é que não apresentamos a vocês uma proposta de curso pronta, mas apenas um esboço a ser questionado e debatido, que poderá resultar na construção coletiva de uma importante proposta de formação profissional.

Desse modo, não considerem a proposta anexa como acabada, pois trata-se apenas de uma breve sistematização do que acreditamos em termos de formação profissional e daquilo que foi possível captar a partir dos posicionamentos de vocês.

Neste Blog teremos a oportunidade de nos conhecer pessoal e profissionalmente, bem como de construir juntos um curso que leve em consideração suas expectativas e necessidades de formação e de atuação em relação à Pedagogia de Projetos.

Não deixem de opinar, criticar e sugerir mudanças.
Abraços a todos/as!

13 comentários:

  1. Olá Prof.ª Teresa,
    Obrigado pela singela recepção, e aguardamos ansiosos o desenvolvimento deste trabalho, que certamente e conjuntamente, agregará a todos nós, Professores.
    Fraterno abraço.
    Prof. Adm. Reginaldo Marcos Martins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Reginaldo!
      Seja muito bem vindo ao blog.
      Valeu pelas contribuições à construção da proposta do curso!
      Um grande abraço!
      Fabrício.

      Excluir
  2. Olá, Reginaldo e Tod@s! A mensagem postada acima não é só minha, mas de todos os professores envolvidos no projeto. É que como eu poste saiu só em meu nome, certo? Reginaldo, gostei da sua resposta rápida! ;0)
    Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui ser rápida como Reginaldo e escrevi 'poste' em vez de 'postei'... rsrsss

      Excluir
    2. Não se preocupe, Amada, Idolatrada e Salve-salve Teresa!
      A escrita é um processo a ser construído.
      Na escola eu escrevia hélice da seguinte maneira: LC.
      Bjs.
      FATMAN.

      Excluir
  3. Profª Teresa, Prof. Fabrício e equipe,

    Agradecemos todo empenho pelo curso. Os bastidores de um curso não é nada fácil, pois da mesma forma que a UFSCAR está em construção, a Etec de Piedade também está passando pelo mesmo processo. Conciliar todas as atribuições que nos são delegadas e mais este, reconhecemos e agradecemos de coração. Espero não desapontá-los! E que consigamos de fato apropriar desta experiência em trabalhar a construção coletiva do conhecimento e fazer o uso em sala de aula!
    Abç.
    Neide

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Neide!
      Também agradecemos seu empenho na construção deste curso e, especialmente, por seu compromisso com a Educação. Sua comovente apresentação o demonstra claramente.
      A proposta de formação continuada que estamos construindo pretende colaborar com reflexões e subsidiar possíveis práticas educativas. Portanto, de nossa pate, não haverá desapontamentos, pois sabemos que cada participante se apropriará desta proposta formativa segundo suas próprias concepções e possibilidades profissionais.
      O futuro nos mostrará as possíveis ressonâncias deste curso.
      Abraços!
      Fabrício.

      Excluir
  4. A toda equipe envolvida no projeto,

    Antes de mais nada, nosso muito obrigado pela oportunidade impar em estarmos juntos na construção deste processo. Esperamos de fato poder nos apropriar de mais estes conhecimentos e poder utilizar em nosso dia a dia na sala de aula!
    Abraços
    Prof. O.L.Casconi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Casconi,
      Também ficamos muito gratos com sua colaboração na construção deste curso.
      Acreditamos que a relação entre as universidades e as escolas de educação básica devam ser estabelecidas de forma que ambas possam aprender numa perspectiva colaborativa.
      Desse modo, também esperamos aprender muito com as práticas educativas realizadas por vocês.
      Abraços.
      Fabrício.

      Excluir
  5. Olá professore e equipe...
    Primeiramente gostaria de agradecer a recepção atenciosa.
    Estou animada para poder desfrutar deste curso e aplicar em sala de aula. Ver resultados através dos projetos com os alunos.Espero realmente propor resultados positivos a vocês organizadores.
    Abraços
    Natália

    ResponderExcluir
  6. Bem-vinda, Natália! Escreva sobre você ali na aba "Quem Somos", tá?

    ResponderExcluir
  7. Olá, sou professor novo na ETEC de Piedade, e o prof. Reginaldo deu-me maiores informações sobre este projeto. Gostaria de parabenizá-los por esta iniciativa, principalmente, vindo de uma Universidade Pública em nossa região garantindo formação gratuita e de qualidade. Acredito que essas alianças (Universidades-Escolas) são os pontos de mutação para um processo contínuo de ascensão positiva da educação em nosso país. Faço um curso de especialização com o tema "Ética, Valores e Cidadania na Escola" pela USP, e sei bem o quanto o conhecimento transforma nosso modo de pensar e agir. Ansioso para o início dos trabalhos. Abraços. Tiago César.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Teresa e Fabrício,

    Que tal começarmos a discurtir sobre a "Ética, Valores e Cidadania na Escola" aproveitando a tema de especialização do Tiago, antes do início do curso, acredito que enriqueceria muito o pré aquecimento para o curso.
    Abraços!
    Neide

    ResponderExcluir